Aposta em jovens promessas… sim ou não?
Pois muito se tem falado e discutido, inclusivé neste humilde blog, sobre a fraca aposta do FC Porto nos jovens que saiem dos seus escalões de formação e sobre o exemplo do Sporting CP no aproveitamento dos mesmos.
Ainda esta semana li em várias publicações desportivas e não, que Ricardo Vaz Tê, avançado da selecção nacional de Sub-21, jovem de grande calibre e promessa do futebol nacional (falta-lhe um bocadinho mais de humildade… como a muitos daquela selecção) e adepto do FC Porto desde pequeno, preteria o nosso clube face ao Sporting porque este aposta mais em jovens.
Ora, na minha opinião, que vale o que vale, para alguns alguma coisa para outros quase nada, a explicação para isto, nos dias que correm, é até simples:
- o FCPorto tem uma margem de erro muito menor que o SportingCP
Como disse Mourinho e bem aqui há dias, os jovens jogadores são como os melões: por fora parecem bonitos, riginhos, bem cheirosos, mas depois abrem-se os melões, prova-se a fruta… e estão verdes!
Fala-se nos grandes casos de sucesso de jovens saídos das academias do Sporting e, verdade seja dita, é, no momento, a melhor academia de futebol nacional. Mas é natural que não se falem nos flops que também de lá sairam. Os jogadores também lançados muito jovens na equipa sénior do Sporting que não deram em nada, ou deram em “nada de especial”. Não me puxem pela memória, que infelizmente, por natureza, é curta… mas poderá Custódio ser considerado um exemplo? Haverá certamente mais.
Ou seja, quantos empates ou derrotas não teve o Sporting, que lhe custaram campeonatos e competições, por ter arriscado jovens, muito verdinhos, a jogar ao mais alto nível? Porque perdeu o Sporting a taça UEFA em casa?
O FCPorto tem menor margem de erro. Ai de que se perdesse uma final de uma competição europeia… por isso, arrisca menos… muito menos.
Muito se critica e aponta o dedo às contratações duvidosas e sem grande sustentação que se fazem do outro lado do atlântico versus a observação do que está mesmo debaixo do nariz do dragão, ie, a sua própria formação. Neste aspecto, fico, tal como a maior parte dos adeptos… de pé atrás com algumas contratações. Com outras contratações, sou mais paciente e espero para ver, não julgando já, com tão pouco para julgar - nesse aspecto julgo que o Tribunal do Dragão é impaciente e precipitado (por exemplo, Renteria - não estou a dizer que é bom, mas não posso já dizer que é mau!)
Mas as contratações que se fazem do outro lado do Atlântico são das duas uma: ou de jogadores já experientes, com histórial e jogos em campeonatos de alto nível, ou de jovens-promessas já com renome nos seus países: Diego, Anderson… eventualmente Leandro Lima… mas tal como cá, também há bons e maus melões no Brasil, Argentina ou Uruguai.
Portanto, julgo que há contratações de jogadores para fazer a diferença no 11… e há contratações para tapar o buraco e servir de 2ªlinha/substitutos. Acho que no que diz respeito ao 11, parece-me obvio que o objectivo é que todos sejam bons ou excelentes. Na 2ªlinha… ou temos miúdos, promessas, verdes… ou tentamos ter jogadores com alguma experiência. No caso do jogador do 11 falhar… quem vamos querer ter como alternativa?
Não quero com isto dizer que concordo com a política de recrutamento do FCPorto, estou mais a tentar perceber o porquê desta forma de actuação, já que me recuso a pensar (se calhar ingénuamente) que há interesses financeiros, de comissões e fruta, por trás!
No entanto, são vários os jogadores provenientes das camadas jovens do FCPorto que, não arriscando a equipa sénior na sua utilização, vão obviamente rodar, para desabrocharem como jogadores, ganharem maturidade. Vierinha… Ivanildo… Paulo Machado… Helder Barbosa… é natural que assim seja.

Tal como estes, Jorge Costa, Fernando Couto, Ricardo Carvalho… também andaram a rodar por aí… um miúdo cresce como jogador, não a jogar 15m no fim de um jogo já resolvido, mas a jogar os 90 minutos a doer.
O FCPorto não se pode dar ao luxo de arriscar a ter um miúdo a jogar que, naturalmente, fruto da sua inexperiência e imaturidade, resolve inventar uma qualquer coisa no meio-campo, perder a bola e resultar num perigoso contra-ataque.
Claro que isso também pode acontecer a um jogador graúdo, experiente, mas estou certo que a probabilidade é menor!
Ora aí está a diferença entre o FCPorto e o Sporting… a tal margem de erro, que é muito menor nos grandes clubes do que nos clubes menos ambiciosos!


Desculpa mas aquilo que penso não está totalmente de acordo com este post, tal como comentei no post anterior.
O que eu procuro saber é o que entendes por “margem de erro” neste contexto de contratações?
Porque Leo Lima, Leandro do Bonfim, Sandro, Renteria, Lucas Mareque, Sonkaya, Ezequias, Pit-Bull, João Paulo (para mim um bom jogador, mas desnecessário), entre outros, mais a recente aposta em jogadores novos e, por consequência, sem experiência, e ainda o facto de contratações “massivas” para uma só posição, a meu ver, (que também vale o que vale) ultrapassam o risco, tanto no sentido figurativo como financeiro do Nosso Clube.
Infelizmente, o que tenho vindo a assistir, pelo menos desde que fomos campeões europeus, dado que a minha memória também é limitada, é que esse erro existe.
Por isso, já que, infelizmente existe, voltemo-nos para dentro e porque não apostar no que temos?
Sei que a médio prazo isso vai mudar com o plano de formação 611. É bom que exista esse consciência, mas podiam começar a tirar proveitos agora.
Quando referi o exemplo do Cristiano Ronaldo, não era para congratular a escola do sporting, mas para me esclarecerem se ele tivesse andado a rodar por outras equipas mais uns anos, se seria “O Cristiano Ronaldo” que é hoje.
Desculpa também não concordar contigo neste ponto, mas acho que não é preciso ser miúdo para perder a bola e resultar no contra ataque perigoso. Por exemplo, o Secretário (jogador cheio de experiencia e pouco mais) deu o campeonato ao sporting num lance assim. O nosso DECO fez algo parecido na penúltima jornada do campeonato espanhol.
Mas… seja como for,
Até os comemos!
Abraço
June 21st, 2007 | #
Acho que é de senso comum que a situação ideal para qualquer clube seria ter no seu plantel principal um nr considerável de atletas formados na casa, acho que nisso estamos todos de acordo. Agora a realidade é outra, Barcelona, Real Madrid, Chelsea, o actual Manchester, Milan, Inter, Bayern de Muniche, falo destes pq são os principais clubes das respectivas ligas, quantos jogadores têm no plantel principal formados na casa??? Estou completamente de acordo que muitas vezes mais valia apostar na prata da casa do que ir buscar alguns melões, lembro-me assim de repente do Lucas Mareque, de certeza que nos juniores devia haver alguém que fizesse o q ele fez!!! Os jogadores jovens por vezes não é por falta de talento que não chegam ás equipas principais, é a vaidade, a mania das vedetas, é a falta de força mental, basta olhar para esta selecção de sub21, aquilo parece a equipa dos penteados ridículos!!! Primeiro sejam conhecidos pelo que fazem de bom, e depois pela imagem, agora estes vão ficar conhecidos apenas pelos penteados!!! Discordo completamente que jogadores como Paulo Machado, Ivanildo ou Hélder Barbosa sejam jogadores para ficar no plantel principal do FCP, o Paulo Machado é jeitoso mas para se jogar num meio campo de uma equipa como o FCP tem que se ter muito mais para dar, ele já anda emprestado há alguns anos e não dá mais do que aquilo! O Ivanildo é um jogador pouco inteligente (para ser simpático), vi jogos do Leiria esta época que onde ele fez exibições que nem para jogar no Leiria davam!! Já para não falar que ele está GORDO!!! O Hélder Barbosa, faz-me lembrar o Dominguez lembram-se?? Finta, dança, salta, corre, mas não sai do sitio, ás vezes lá lhe sai um bom cruzamento e toda a gente diz “grande futuro tem este jovem” mas esquecem-se dos outros 300 que ou saíram mal ou nunca chegam a sair, e sejamos realistas, em equipa grandes em cada 5 cruzamentos, 4 tem que ser de qualidade! Concordo plenamente com o que disseste em relação à margem de erro entre o FCP e o SCP, porque se o Pinto da Costa disse-se ao Jesualdo que não tinha dinheiro para jogadores e que o titulo não era prioridade, de certeza que o Jesualdo se virava para os júniores e de certeza que a jogar lá ia aparecer um ou outro com mais qualidade! Como opinião pessoal, digo que o Nani não é metade do jogador que querem fazer dele, Moutinho idem, e o tempo irá demonstrar isso! Miguel Veloso sim, esse vai longe! A formação é e será sempre um tema muito discutível e com diferentes pontos de vista, sendo de senso comum que toda a gente preferia ter no seu plantel jovens formados no clube!
Cumps
June 21st, 2007 | #
Julgo que de facto Ivanildo, Paulo Machado, Vieirnha e Helder Barbosa não mostraram qualidades suficientes para integrar o plantel principal do FCP. E não lhes faz mal nenhum rodarem noutros clubes: Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Secretário e muitos outros também o fizeram.
Agora podemos é por a questão por outro prisma. Não será que não têm essa tal qualidade porque ninguém lhes deu oportunidade para a mostrar? Pois julgo que pelo menos um deles ficaria no plantel se tivesse mais hipoteses para se mostrar.
Desse lote quanto a mim, Ivanildo foi o único que as teve e despediçou-as com más exibições. O restantes não tiveram oportunidade de ficarem no plantel, à excepção de Vieirinha.
Po routro lado temos o caso de Ricardo Costa. Produto das escolas, é um dos elementos do plantel e utilizado por vezes. E alguém fala nele? Tem qualidade para cá estar? Julgo que não… Um caso claro de aposta na formação e mal sucedida.
Cumps
June 21st, 2007 | #
Então é assim: a única coisa que questiono é o facto de ir buscar jovens promessas ao Brasil, Uruguai, Argentina e outros que tal. Questiono este facto apoiado no dito Mourinho, nunca sabemos qual vai ser o interior do melão que estamos a comprar por mais que cheiremos. A minha memória também não é grande coisa (parece que é mal comum) mas não era o Léo Lima (eu sei que só o fomos buscar aos 25 ou mais, mas fica a ideia) que nos sub-20 sentava o Kaka no banco?? não foi o seleccionador brasileiro da altura que disse que Deco’s havia aos pontapés nos Brasil? Com o manancial de jogadores que existe no Brasil apostar numa promessa dos sub-18 ou sub-20 pode ser comprar o melao mais podre da história, porque pode nao ter feito mais que duas ou tres fintas espectaculares e marcado um qualquer pontapé de bicicleta para ser rotulado de grande promessa.
Das promessas do porto aqui referidas também nenhum me encheu as medidas, tão pouco as deixou a meio - e alguns deles bem que podem rodar que espero nao cheguem à equipa principal. Ivanildo acho um jogador banal a quem foi dado crédito excessivo por correr numa época em que ninguem corria. O paulo Machado é “jeitoso” mas também não lhe auguro nada de espectacular (faltam-lhe uns cm’s na minha opinião), o Vieirinha e o Helder barbosa até concordava com o seu empréstimo se não ficasse no plantel o, e só como exemplo, Alan. Perdoo mais facilmente um falhanço a um puto que ao brasileiro que NUNCA devia ter vindo.
A única coisa que defendo afincadamente é: para apostar em melões, mais vale melões portugueses que podem sair podres na mesma, mas o kg é bem mais barato…
June 21st, 2007 | #
Em resposta a todos os comentários:
- margem de erro: entende-se por isto que o FCPorto não tem margem de erro que permita arriscar colocar no 11 jogadores ainda inexperientes e imaturos
Claro está que, eu não disse em lado nenhum que não preferia, na minha opinião, apostar na “prata da casa” para ter como alternativa no banco, em vez de uns duvidosos como Lucas Mareque, Pitbulls e outros.
Mas não nos enganemos. Vi aqui escritos nomes que, para mim, são bons jogadores e não puderam mostrar valor, alguns por circunstâncias técnicas, de incompatibilidade de treinador: leandro do bonfim… ou não podemos crucificar um jogador por ter sido infeliz num toque de bola (para seu azar, no útlimo minuto de um Benfica-Porto)… falo do Renteria que tem vinte e pouquissimos anos…
João Paulo é um excelente jogador e uma mais valia para o FCPorto. Claro que sobrepor-se a uma dupla formada por Pepe-B.alves, é difícil.
O Tribunal do Dragão é que é muito…exigente e precipitado…
…não se pode crucificar um jogador por umas dezenas de minutos em campo… ou por um azar.
Claro que um jogador experiente e maduro também comete erros, ninguém disse o contrário, mas Campeón, podes estar certo que a probabilidade de esses erros acontecerem com um miúdo, inexperiente e imaturo (para não falar vaidoso) é muito maior… basta veres a selecção de Sub-21 jogar!
Outra questão é a probabilidade: é maior a hipótese de o melão ser bom no Brasil do que em Portugal. Porquê? Porque o mercado é maior… e mais uma vez, estatística, meus caros. Se a probabilidade de haver um bom melão é igual no Brasil e em Portugal, como no Brasil há N vezes mais jogadores do que em Portugal, há N vezes mais hipóteses de se conseguir um bom melão… É natural que, ao passo que em Portugal aparece 1 Figo, 1 Cristiano Ronaldo, 1 Deco (português…) de vez em quando… há N Figos, N Cristianos Ronaldos, N Decos… basta para isso ver o número de casos de jogadores de sucesso na “Europa-Top” do futebl que são Brasileiros ou Portugueses!
Não estou com isto a dizer: Vamos ao Brasil comprar jogadores… Mas podem crer que a probabilidade de encontrar craques da bola é maior no Brasil que em Portugal. Agora, que o preço/Kg é maior no Brasil… talvez…
Resumindo, não deixo de afirmar que um dos motivos para o técnico do FCPorto não apostar tanto em jogadores jovens é a diminuta margem de erro que tem, mas também não deixo de concordar com os ecos de crítica quando se vão buscar alguns jogadores de qualidade duvidosa para preencher lacunas do plantel facilmente suplantáveis com prata da casa.
June 21st, 2007 | #
e acrescento que o RENTERIA ainda vai calar muitas bocas…
Tenho Dito!
El Pibe
June 21st, 2007 | #
então é assim, pra mim o único da “cantera” que teria hipóteses é o paulo machado, os outros são ao nível de paulos jorges e afins. quanto aos do sporting, o nani n vale um chavo, não trocava 10 nani’s por 1 miguel veloso, o moutinho é bom mas o veloso é bem melhor. (tirando a crina k tem lol).
e parece k o porto contratou um gajo uruguaio Luis Aguiar, que é alto forte fisicamente e dixem k marca mt bem os livres (até k enfim alguem k o faxa). agora o k n me cabe na cabexa é o facto de o porto contratar gajos tipo alan, sektioui, sonkaya etc k acabam smp encostados, ah e o jorginho tb k n vale um chavo… faxam uma pospexao mais segura, fundamentada, e n aceitar jogadores pa preencher vagas. E parabéns fcp pela contratação do jovem rabiola (nome ridiculo mas pronto), ao menos aposta se nos “meloes” portugueses.
June 21st, 2007 | #
eu tb sou dos gajos k aposta no renteria como surpresa do próximo campeonato… tenho um feeling…
June 21st, 2007 | #
Queria acrecentar/esclarecer umas coisitas:
1º Acho que deviam ter cuidado com o uso abusivo que se está a fazer com uma peça de fruta. Este blog está acessível a todos e elas andam por aí…
2º Não tive oportunidade de ver a selecção sub-21 a jogar. Mas pelo que pude ler, penso que até nem jogou mesmo… o vedetismo desses jogadores não pode ser apontado como a principal causa dos resultados alcançados. Pela experiencia que todos temos do Couceiro podemos ver que é mais um diplomata do futebol, com ligações fortes do que um treinador com capacidade para gerir novos (ou velhos) talentos. Uma coisa é inegável. Há talento nesta selecção. Cabe aos responsáveis geri-la da melhor forma. O Quaresma não ganhou humildade, que o fez ser o melhor jogador da nossa Liga por duas vezes consecutivas, sozinho…
3º O Real Madrid conseguiu dar a volta ao campeonato e ganhá-lo porque, entre deméritos do adversário, apostou claramente nos seus jovens jogadores. É claro que Van Nistelroy e o ressurgimento do Beckham também ajudaram, mas não foi aquela constelação de estrelas normal numa equipa conceituada.
4º Quando referi o exemplo do Cristiano Ronaldo, não era para CONGRATULAR A ESCOLA do sporting, mas para me esclarecerem se ele tivesse andado a rodar por outras equipas mais uns anos, se seria “O Cristiano Ronaldo” que é hoje. (ainda ninguém me esclareceu).
5º Com tudo isto digo que este blog está a tapar o vazio que sinto por não ter o meu Porto a jogar, por isso os meus parabéns.
Até os comemos!
Punts
June 21st, 2007 | #